Núcleo de Voluntariado alegra tarde dos nossos moradores
Núcleo de Voluntariado alegra tarde dos nossos moradores
Desembargadora Maria Luíza de Marilac visitou a Casa do Ancião Chichico Azevedo, no Ipiranga, em BH
Casa do Ancião Chichico Azevedo abriga 77 pessoas idosas – 44 homens e 33 mulheres (Crédito: Euler Junior / TJMG)
Em meio a sorrisos, músicas e troca de afeto, o Núcleo de Voluntariado (NV) do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) realizou, nesta quinta-feira (23/10), visita especial à Casa do Ancião Chichico Azevedo, Instituição de Longa Permanência para Pessoas Idosas (ILPI) no bairro Ipiranga, em Belo Horizonte.
A ação foi acompanhada pela superintendente do NV/TJMG, desembargadora Maria Luíza de Marilac Alvarenga Araújo, que representou o Tribunal no encontro.
A visita integra as atividades promovidas pelo Núcleo em comemoração ao Dia Internacional e Nacional da Pessoa Idosa, lembrado em 1º de outubro. Nesses encontros, o TJMG leva atenção a quem dedicou décadas à construção da sociedade.
Nesta quinta, a desembargadora Maria Luíza de Marilac conheceu as dependências do local, que faz parte da Sociedade São Vicente de Paulo (Cidade Ozanan) e abriga 77 pessoas idosas – 44 homens e 33 mulheres.
O momento foi embalado pela apresentação da cantora Tânia Almeida, que encantou os presentes e liberou o microfone para as pessoas idosas cantarem.
“Visitar lares de longa permanência, especialmente os que acolhem pessoas idosas em situação de vulnerabilidade social, é um gesto de reconhecimento e respeito àqueles que tanto contribuíram para o nosso mundo”, destacou a desembargadora.
Para ela, essas ações representam muito mais do que simples visitas:
“São momentos de escuta e de resgate da autoestima. Um olhar carinhoso, um gesto de afeto pode transformar o dia de quem já doou tanto ao longo dos anos.”
A coordenadora da instituição, Cláudia Lopes Soares, e a superintendente do NV do TJMG, desembargadora Maria Luíza de Marilac Alvarenga Araújo (Crédito: Euler Junior/TJMG)
A coordenadora da instituição, Cláudia Lopes Soares, e a superintendente do NV do TJMG, desembargadora Maria Luíza de Marilac Alvarenga Araújo (Crédito: Euler Junior/TJMG)
A desembargadora Maria Luíza de Marilac ressaltou que a iniciativa reforça o compromisso do TJMG em valorizar o envelhecimento como uma fase significativa da vida:
“Desperta a sociedade para o respeito à experiência, à memória e à sabedoria acumulada. Um gesto de cidadania que humaniza, inspira e lembra que cuidar dos nossos idosos é também cuidar da nossa própria história.”
Casa Chichico Azevedo
A coordenadora da instituição, Cláudia Lopes Soares, falou sobre a importância da presença de visitantes e voluntários:
“A interação com a comunidade traz alegria e fortalece o vínculo dos idosos com o mundo fora da instituição. Além disso, promove transparência e visibilidade ao nosso trabalho.”
Ela ainda destacou que a Casa oferece atendimento integral com atividades que estimulam corpo e mente: alimentação equilibrada, cuidados de saúde, horta, informática, salão de beleza, fisioterapia, passeios e eventos religiosos. A média de idade dos residentes é de cerca de 70 anos, incluindo idosos que viviam em situação de rua.
“Trabalhamos para garantir direitos e incentivar autonomia. Recentemente, regularizamos o título de eleitor de mais de dez idosos para que voltassem a votar. Também incentivamos a participação deles em conselhos municipais de políticas públicas.”
Moradores
Entre os moradores, dona Lêda Fuscaldi, de 96 anos, chama a atenção. Ela é a moradora mais idosa e vive na casa há oito anos:
“Aqui é uma bênção. Eu e meu irmão moramos aqui. Aprecio muito o ambiente, as atividades e as companhias, especialmente as pessoas que trabalham aqui. Eu beijo todo mundo, adoro o pessoal que cuida da gente.”
Outro morador, Márcio Pimenta, de 69 anos, que está no local há 10 meses, resumiu o sentimento do grupo:
“Vir para cá foi a melhor escolha da minha vida. Aqui temos médicos, psicólogos, companhia e dignidade. Ser idoso é uma conquista. O idoso é o jovem que deu certo.”
A instituição é mantida com apoio da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) e por doações.
Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG (31) 3306-3920