Creche Odete Valadares

Outro espaço importante que compõe as obras de caridade da Sociedade São Vicente de Paulo na região é a
Creche Odete Valadares. Fundada em 22 de abril de 1988, a creche atende 132 crianças na faixa etária de zero a quatro anos de famílias que moram ou trabalham no bairro e na região.

O principal critério para acessar a creche é, como em todos os espaços da Sociedade São Vicente de Paulo, a situação socioeconômica da família. Na sala de aula, porém, existem outras questões em jogo. “Tem aquelas crianças realmente vulneráveis financeiramente, mas tem outras que a vulnerabilidade está ligada à questão afetiva. São crianças com pais separados, ou criadas pela avó, ou que têm mães que batem nelas. A gente percebe isso, essa violência, essa falta de carinho mesmo. Então, quando elas chegam aqui, a nossa missão é tratá-las da melhor maneira possível”, explica a coordenadora pedagógica da Creche Odete Valadares, Cristiana Duarte de Souza.

A proposta pedagógica da creche está atrelada às proposições da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e às diretrizes da Sociedade São Vicente de Paulo. As atividades desenvolvidas, segundo Cristiana, são pautadas nas interações e no brincar, tendo a criança como centralidade. “Pensam muito na questão do currículo, em ter aquele portfólio de final de ano cheio de atividade escrita, e esquecem que o mais importante é você enxergar, escutar o que a criança tem para dizer.

End.: Rua Pio XI, 804 Ipiranga
Belo Horizonte-MG /CEP: 31160-210
Tel.: (31) 3423-6115
E-mail: creche@cidadeozanam.org.br
Coordenadora Creche Odete Valadares: Cristiana Duarte de Souza
Presidente: Lucas Natalio Valeriano (Intervenção)