Não são apenas os moradores da Cidade Ozanam que se beneficiam das obras de caridade idealizadas pela Sociedade São Vicente de Paulo. Em 1959, foi construída uma Instituição de Longa Permanência para Idosos, a Casa do Ancião Chichico Azevedo. O espaço, que tem capacidade para 90 pessoas, atende hoje 57 idosos e idosas.
Um dos critérios mais importantes para que a Instituição conceda a assistência, além da avaliação socioeconômica da família, é garantir que a demanda venha do próprio idoso. “Ele tem que querer, você não pode forçar um idoso a vir. Esse desejo tem que partir dele”, explica a gerente geral da Casa, Cláudia Lopes Soares.
Uma vez no local, o idoso conta com o amparo de
uma equipe multidisciplinar composta por 59 profissionais, entre enfermeiras,
assistentes sociais, psicólogas, fisioterapeutas e nutricionistas. Diariamente os idosos participam de atividades que ajudam na ação motora, cognitiva, espiritual e afetiva.
A casa leva o nome do Sr. Francisco Azevedo, o Chichico, como patrono do lar ele foi pioneiro na construção de Belo Horizonte, pai do então primeiro prefeito da capital mineira, Celso Mello de Azevedo. O sr. Chichico Azevedo nasceu no dia 04/10/1887 e faleceu no dia 21/03/1962
Endereço: Rua Dom Barreto, 641, Ipiranga
Belo Horizonte-MG / CEP: 30.160-210
Telefones: (31) 3421-0101
E-mail: gerencia@cidadeozanam.org.br
Coodenadora da Casa do Ancião Chichico Azevedo: Cláudia Lopes Soares
Presidente: Lucas Natalio Valeriano (Intervenção)