Dia Mundial de Conscientização do Autismo

Dia Mundial de Conscientização do Autismo

O que é Transtorno do Espectro Autista?

As crianças com Transtorno do Espectro do Autismo apresentam variados déficits na comunicação em múltiplos contextos, dependendo do desenvolvimento social e intelectual de cada uma. Os níveis podem variar de acordo com as habilidades de comunicação verbais e não verbais.

​A maior parte das crianças autistas apresentam dificuldades em utilizar a linguagem. Até mesmo aquelas crianças que não tem problemas em articular as palavras, exibem dificuldades no uso da linguagem pragmática como saber o que dizer, como dizer e com intenção comunicativa e funcionalidade.

Qual a causa do Transtorno do Espectro Autista

Até o momento não há uma causa específica definida para o Transtorno. No entanto, existem fatores de risco ambientais, genéticos e fisiológicos. Dentre os fatores ambientais, temos idade avançada dos pais e baixo peso ao nascer. Quanto aos fatores genéticos e fisiológicos, até 15% dos casos estão associados a uma mutação genética conhecida. Além disso, o Transtorno do

Espectro Autista é diagnosticado quatro vezes mais frequentemente no sexo masculino do que no feminino.

Quais as características essenciais do Autismo?

  • Falta de reciprocidade social ou emocional;
  • Atraso ou ausência total de desenvolvimento da linguagem oral (não acompanhada de tentativas de compensar através de gestos ou mimica);
  • Quando existe linguagem, existe uma acentuada incapacidade para iniciar ou manter uma conversação com os outros;
  • Défice no uso de comportamentos não verbais, como o contacto ocular, expressões faciais, posturas corporais e gestos;
  • Défice no desenvolvimento de relações com os seus pares, adequadas ao seu nível de desenvolvimento;
  • Pouca tendência espontânea para partilhar com outros prazeres, interesses ou objectos;
  • Défice no jogo simbólico e na imitação;
  • Maneirismos motores estereotipados e repetitivos (sacudir ou rodar as mãos, ou outros movimentos complexos);
  • Inflexibilidade a alterações na rotina, insistem nas repetições e reagem negativamente perante pequenas alterações;
  • Interesses altamente fixos e restritos de uma forma exagerada, quer na intensidade quer no seu objetivo (ex. podem alinhar vezes sem conta um numero exato de objetos, sempre da mesma maneira);
  • Hiper ou Hipoactividade a estímulos externos, por exemplo, reação adversa a sons ou texturas específicas, fascínio por luzes ou movimentos, podem tocar ou cheirar de forma exagerada determinados objetos e ter uma aparente indiferença à dor ou à temperatura.

Quais são as causas do Autismo?

Até há pouco tempo atrás, nada se sabia sobre as causas desta Perturbação no Neurodesenvolvimento infantil. Neste momento, a ciência começa a dar as suas primeiras respostas. Uma das primeiras descobertas diz respeito ao facto, de não existir só uma causa para o Autismo, existem várias situações potenciadoras de determinar o aparecimento desta Perturbação.
A primeira causa para o Autismo é referida como sendo genética. Os cientistas identificaram um número de raras mutações genéticas associadas ao Autismo.
Na maioria dos casos, o que se tem verificado, é que o Autismo tem como causa uma combinação de factores. Os mais determinantes são, a combinação entre as alterações genéticas e os factores ambientais que influenciam o desenvolvimento precoce. Perante uma predisposição genética para o Autismo, poderão surgir variadas circunstâncias ambientais potenciadoras do aumento do risco de desenvolver esta patologia. Alguns destes factores surgem antes e depois do nascimento:

  • Idade avançada dos pais no momento da concepção;
  • Peso baixo à nascença;
  • A exposição fetal a medicação que possa causar anomalias;
  • Dificuldades no parto, especialmente as situações em que o bebé tem períodos de carência de oxigénio no cérebro;
  • As mães que durante a gravidez estão expostas a elevados níveis de poluição ou a pesticidas.

É importante ter a noção, que os factores acima descritos por si só não causam Autismo, mas sim a sua combinação com factores genéticos. Ainda pouco se sabe sobre as causas do Autismo, existem várias teorias, umas com mais fundamento que outras, mas a investigação sobre esta Perturbação está a aumentar e consequentemente as suas causas mais exactas poderão ser descobertas nas próximas décadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *